Os participantes aprenderão principalmente a identificar as espécies de animais peçonhentos do Brasil, a realizar o manejo correto desses animais, cuidados em caso de picada e também a minimizar os riscos de acidentes em ambientes naturais. O curso aborda desde insetos, aracnídeos, anfíbios e répteis.
Ideal para praticantes de atividades outdoor, moradores da área rural, profissionais que operam em locais de risco, socorristas e brigadistas e interessados no tema.
Em apenas um dia os participantes aprenderão sobre a identificação e o manejo dos animais em 2 módulos, divididos em teórico e prático.
Curso teórico e prático
O curso é apresentado de forma bem didática, e ensinamos como fazer a identificação dos animais peçonhentos, como manejar, meios de fortuna e primeiros socorros.
Dividido em duas partes (parte teórica na manhã e parte prática a tarde), o participante terá a oportunidade de fazer o manejo de animais, com equipamentos, segurança e acompanhamento de equipe técnica.
Entenderá o comportamento dos animais e a diferença entre as espécies, aprendendo a lidar e respeitar esses lindos animais que dividem seu espaço conosco!
VALOR | R$ 500,00 por pessoa R$ 450,00 por pessoa para pagamentos via PIX |
DATA/HORÁRIOS | 15 de dezembro de 2024. Início às 9 horas e término previsto para às 17 horas |
LOCAL | Salão de eventos Pousada Vida Verde – Gonçalves MG O local da aula prática poderá ser alterado. |
INCLUSO | Apostila
Certificado Equipamentos para manejo |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Classificação de animais venenosos e peçonhentos
Artrópodes - Importância ecológica
- Insetos de interesse médico – características gerais, classificação, identificação e comportamento (Lepdópteros, Hymenopteros, Neuropteros)
- Quilópodes e diplópodes
- Aracnídeos de interesse médico e aracnídeos inofensivos – características gerais, classificação, identificação, comportamento
- Abelhas e vespas – características gerais, classificação, identificação, comportamento
- Manejo de artrópodes
- Equipamentos, técnicas, meios de fortuna e prevenção
Ofídios - Importância ecológica
- Anatomia, características gerais, ação dos venenos, classificação
- Serpentes peçonhentas do Brasil – espécies brasileiras, classificação, identificação e comportamento (gêneros Micrurus, Bothrops, Lachesis e Crotalus)
- Serpentes não peçonhentas mais comuns
- Manejo de ofídios
- Equipamentos, técnicas, meios de fortuna e prevenção
- Primeiros socorros em acidentes com animais peçonhentos
Quero me inscrever!
INSCRIÇÕES ATÉ: 19 de Outubro de 2024
O curso pode ser cancelado até a data de inscrição caso não tenha o número mínimo de inscritos
Equipe técnica
Thaynara Siqueira Baumgartner
Bióloga com pós graduação em Manejo de animais silvestres, Recuperação de áreas degradadas, Ecologia e ecoturismo e Ornitologia. Pós graduação Latu Sensu em Zoologia e entomologia. Pós graduada Latu Sensu em Direito ambiental. Técnica em Guia de Turismo regional, nacional e América do Sul e socorrista. Consultora e auditora da norma ABNT NBR ISO 21.101 – Sistema de Gestão da Segurança. Professora e educadora ambiental há mais de 12 anos e co-fundadora do Instituto BARCA. Diretora de Capacitação e Sustentabilidade da ABETA gestão 2021-2023. Empresária e condutora de ecoturismo há mais de 10 anos na Serra da Mantiqueira, na região de Gonçalves/MG.
Henrique Miranda Baumgartner
Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Guia de Turismo regional, nacional e América do Sul. Consultor e auditor da norma ABNT NBR ISO 21.101 – Sistema de Gestão da Segurança. Possui cursos de condutor de turismo ambiental, competências mínimas para líderes, sistema de gestão de segurança, brigadista de incêndios florestais, primeiros socorros, navegação e uso de gps, entre outros. Graduando em Geografia e segurança do trabalho. Fundador do GVBS (Grupo Voluntário de Busca e Salvamento) SOMA, também foi Diretor de Meio Ambiente e atuou na defesa civil de São Bento do Sapucaí/SP. Empresário e condutor de ecoturismo há 10 anos na Serra da Mantiqueira, na região de Gonçalves/MG.
Simon Borges
Biólogo especialista em répteis, formado em 2005 pela Universidade Vale do Paraíba, pós graduação Latu Sensu em Biologia, manejo e medicina da conservação de animais silvestres pelo Senac rio em 2009, biólogo responsável técnico pelo zoo de répteis NR Zoo em Sapucaí Mirim e o projeto Selva Viva em Taubaté/SP.
Para mais informações:
_______________________________________________________________________________